OS CRIADORES








JOSÉ MANUEL DE S. LOPES - produtor e realizador
Montador de cinema em Portugal e em França: "La Vallée des Anges" de Aline Isserman, "O Judeu" de Jom Tob Azulay vencedor do Candango Trophy, "Dernier Rendez-vous du Président" de Claude Grinberg, “Encontros Imperfeitos" de Jorge Marecos Duarte, vencedor do Golden Precolumbian Circle, entre outros). 
Produtor: "Separados Nós" de António Escudeiro, Golden Gate Awards - 43º San Francisco International Film Festival, "M'zab, the egalitarian architecture" de José Manuel de S. Lopes, "Ouvir, Ver Macau" de António Escudeiro, "Zé da Guiné" de José Manuel de S. Lopes, entre outros) . 
Realizador: "5º Império - Festas do Espírito Santo", "Auto para Jerusalém", "Tuaregue", "Balsa", "M’zab", " Zé da Guiné", "O Jogo", entre outros). 
Fundador e sócio da agência de actores e modelos, Ekstra Casting.  Fundador e sócio da sociedade de produção cinematográfica Filmes da Rua.  Organizador da retrospectiva do Cinema da Argélia para a Cinemateca Portuguesa e   Cinemateca Argelina.  Professor de cinema nos temas de som, montagem e realização.  Mentor, fundador e film commissioner da Algarve Film Commission.  Mentor, fundador e Programador do Festival dos Cinemas do Mediterrâneo.










CLARA FERRÃO - produtora e diretora de casting
Produção de O Segredo Esquecido.
Produção de Balsa, Memória Flutuante.
Produção de Zé da Guiné, Crónica dum Africano em Lisboa.
Produção de M’zab, A Arquitectura Igualitária.
Produção de videoclips.
Produção de O Jogo.
Diretora de Casting.






Fundadora e sócia da agência de actores e modelos, Ekstra Casting.
Fundadora e responsável pelo apoio à produção da Algarve Film Commission.
Fundadora da 2beactors.








JOÃO FRANCISCO VILHENA - co-realizador e diretor de fotografia
Editor fotográfico do semanário Independente e SOL. Foi o director de arte da Tabacaria, a revista literária da Casa Fernando Pessoa. 
Tem exposto o seu trabalho em Portugal e no Estrangeiro, onde se destacam:
1997 – Casas de Escritores, na Literaturhaus, em Frankfurt, Alemanha; 1998 – José Saramago, Uma Voz Contra o Silêncio, no Grande Hotel de Estocolmo, Suécia, por ocasião da cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Literatura 1998 ao escritor português José Saramago; 2001 – Ilustradores Ilustrados, 25 retratos de ilustradores portugueses, na Bedeteca de Lisboa; 2001 – Cem Imagens, Cem Legendas, exposição colectiva de fotografia, no Museu de Arte Contemporânea, Fundação de Serralves; 2002 – Pavilhão de Portugal na Liber 2002, em co-autoria com -a Arq.  Luísa Pacheco Marques, em Barcelona, Espanha; 2003 – Pessoa em Durban, fotografia e vídeo, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa; 2004 – Pessoa Revisited, no Irish Writers Centre, em Dublin, Irlanda; 2004 – Pessoa and Co., instalação, fotografia e vídeo. Yapi Kredi, em Istambul, Turquia ; 2006 – Os Sulitários – fotografia. Fundação Terra-Mãe, em Évora; 2007 - Artifariti – encontros internacionais de arte no Sara.
Como co-autor assinou diversos livros, entre eles: 
1995 – Faróis de Portugal, em co-autoria com Regina Louro -(Círculo de Leitores); 1997 – Casas D’Escritas, em co-autoria com Paula Ribeiro (Círculo de Leitores/ Temas & Debates).; 2003 – Atlântico, em co-autoria com Pedro Rosa Mendes (Temas & Debates); 2004 – Jarros, Antúrios e outros Sentidos, galardoado com o Apex Ward nos EUA e o Prisma Ward de Portugal (Egoísta e Casino do Estoril); 2006 – Os Sulitários, em co-autoria com Paulo Barriga (ed. Fundação Terra-Mãe)
João Francisco Vilhena está representado em diversas colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.





VÍTOR BELANCIANO - co-autor
Jornalista cultural, critico, cronista, DJ, antropólogo de formação, actualmente a fazer doutoramento em sociologia. Está no jornal Público há doze anos. Foi editor e coordenador do suplemento Y e da revista Vice. Actualmente é editor da publicação digital Fact. Já trabalhou em TV e rádio, participa regularmente em palestras e seminários sobre novas constelações culturais. Como cientista social integrou o gabinete de estudos da Câmara Municipal de Lisboa, tem vários textos publicados em livros e, ao longo dos anos, foi júri e consultor de diversos festivais e eventos culturais.




2 comentários: