quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lisboa


Ah! Lisboa! Cidade em trânsito. Híbrida. Em mutação. Hoje as cidades estão repletas de desconhecidos, de origens, classes, cores, opções e estilos de vida diversos, obrigados a viver em contacto entre si. E Lisboa não é diferente.

É a cidade do Sul da Europa, com o Atlântico à porta, que possui ligações mais privilegiadas com Brasil e África, podendo filtrar esse legado, ao mesmo tempo que se abre ao resto da Europa. Durante anos, Portugal parecia dividido entre privilegiar a Europa ou a sua relação com os países de expressão portuguesa.

Hoje percebe-se que será tanto mais capaz de gerar riqueza a todos os níveis – e ser nessa dinâmica, tanto mais europeu – quanto mais afinidades criativas conseguir alimentar com todos esses territórios, sejam europeus, africanos, sul americanos ou orientais. Hoje, olhando à volta, percebe-se que é aí que reside uma das razões da sua peculiaridade, enriquecendo-se com diferenças, linguagens, imaginários e novas experiências.

As urbes mais sedutoras do nosso tempo são as que conseguem ser culturalmente significativas, capazes de integrar a diferença, criativas, expressando singularidade. E Lisboa pode fazê-lo.


11de Junho de 2012 / Vítor Belanciano / fotos de Joshua Benoliel e João Vilhena
LISBOA MESTIÇA de João Vilhena, José Manuel de S. Lopes e Vítor Belanciano

Sem comentários:

Enviar um comentário